sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mais um na lista

Hoje foi anunciada a venda do tradicional clube inglês Southampton, conhecido como Saints, para um milionário suíço, Markus Liebherr, um dos 10 mais ricos da Europa.
É o 12º clube da Premier adquirido por um milionário ou grupo estrangeiro, muitos deles como Mike Ashley (post de 01/07), com resultados financeiros desastrosos.
Fico pensando nas razões objetivas desses figurões. Busca de mídia ? Vaidade ? Lavagem de dinheiro ? Acrescentar mais um hobby ao portfolio ? Difícil chegar a uma conclusão. Talvez um pouco de cada.
Isso acontece no momento em que a agencia internacional Financial Action Task Force, criada para fiscalizar ilícitos fiscais em 1989, emite relatório preocupante sobre os crimes do genero relacionados ao futebol, como lavagem de dinheiro em aquisições de clubes e transferencias de jogadores, crescimento alarmante das empresas de apostas (já patrocinam boa parte das camisas de grandes clubes europeus, e respondem por 35% das oportunidades de emprego relacionadas a esportes na Europa), apontando a ilha como o paraíso da vez para essas atividades.
Preocupa ainda, a naturalidade de muitas autoridades em relação a esses negócios, ou quando o novo mandatário do Real Madrid gasta somas absurdas na compra de alguns jogadores, mesmo com o clube fortemente endividado.
A hora é de reflexão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial