terça-feira, 16 de junho de 2009

A mágica de Florentino Perez

O recém empossado presidente do Real Madri, Florentino Perez, criador da "ideologia galática", sacudiu o mundo do futebol esses dias. Em apenas 1 semana arrematou os dois últimos "melhores do mundo" segundo a Fifa, Kaká e Cristiano Ronaldo. Pagou inacreditáveis 150 milhões de euro. Eles valem ? Não valem ? Alguem vale ?
Enfim, a parte essa discussão, falou-se muito por aí do "poderio" do futebol espanhol em relação a aquisições milionárias. Afinal, os clubes espanhóis não pertencem a milionários excêntricos / suspeitos como os que dominam o futebol ingles, o que indicaria maior saúde dos mesmos.

Nada mais enganoso. O futebol espanhol passa por um momento extremamente delicado, com vários clubes pequenos e médios em situação quase falimentar, inclusive com salários atrasados há vários meses.

O Real não foge a regra. Devia 600 milhões de euro até maio. Então qual a mágica de Florentino para efetivar essas contratações ? Simples. A Caja de Ahorros y Monte de Piedad de Madrid S/A, conhecida como Caja Madrid, e o Santander, emprestaram cada uma 75 milhões de euro, recebendo como garantia a receita de televisão da próxima temporada da Liga. É o velho modelo conhecido como "trabalhar alavancado", que já quebrou muito clube grande na Europa e aqui pelo Brasil também.

A diferença do Real Madri, é que ele consegue ser maior que o buraco, e convenhamos, com uma receita anual gigantesca como a dele, qual o gerente de banco que recusaria um empréstimo a um cliente desses ???

Portanto, não existe mágica. O que existe é a forma como o clube administra sua dívida. Ou "empurra".

1 Comentários:

Às 30 de agosto de 2009 às 22:15 , Blogger Juventude Libertária disse...

Relembro que não faz muito tempo que o Real foi socorrido pela prefeitura de Madrid em um negócio bastante sacana.

Como não poderiam dar dinheiro diretamente ao clube a prefeitura comprou seu antigo centro de treinamento por um valor superfaturado e assim o capitalizou.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial