sexta-feira, 19 de junho de 2009

Boas lições

Aqueles que acompanham esse blog, já devem ter lido mais de uma dezena de posts sobre conservação de gramados. Foram vários na época da reforma do gramado do estádio do Palmeiras, outros tantos acompanhando os efeitos da última excursão mundial da Madonna, e outro recente sobre os ataques de Maradona ao estado do campo do River, chamado pelo treinador da seleção argentina de "potrero".
Como a tõnica dos posts invariávelmente revela o estado lastimável dos gramados após os citados eventos, percebo que alguns dos leitores tem a impressão que sou contra a realização dos mesmos, e, consequentemente, essa fonte alternativa de receita para os proprietários de arenas esportivas.
Ora, como gestor de arenas não posso ser contra iniciativas que visam ampliar o leque de receitas dos equipamentos esportivos. Apenas não compactuo com a visão de que a mais importante receita alternativa de uma arena seja a realização periódica de eventos que rapidamente destroem o gramado.
O que não significa que não possam ser realizados e não possam gerar receitas expressivas. Tudo depende da inteligência e competência de seus gestores.
Querem um exemplo de gestão inteligente ?
Nos próximos dias serão realizados no Camp Nou, estádio do Barcelona, os primeiros 2 shows da nova turnê mundial do grupo U2.
A direção do clube sabe que o gramado estará em péssimas condições após 140.000 pessoas num intervalo de poucos dias se esbaldarem com os shows. Mas está tudo dentro do planejamento, pois os jogos só retornarão na virada de agosto para setembro, quando a reforma do gramado, tb já prevista, estiver concluída. Por isso os shows são realizados sempre nessa época do ano quando a temporada de futebol está em recesso.
No ano passado foram 2 shows de Bruce Springsteen, e nesse ano do U2.
Detalhe importante: os shows deixarão nos cofres do clube cerca de 2 milhões de euro, que financiarão a reforma do gramado e outras melhorias no estádio.
Já o River Plate, alugou o estádio para um show com a temporada de jogos em andamento, quase as vésperas de um importante jogo da seleção pelas eliminatórias (ocasionando os comentários mau humorados de Maradona), e pelo valor irrisório de US$ 50 mil.
Perceberam a diferença ?

1 Comentários:

Às 26 de junho de 2009 às 18:56 , Blogger Guilherme Mallet disse...

Ricardo,

O Internacional também fará um mega-show em seu gramado. E será dia 17 de Dezembro, data da conquista do Mundial de Clubes e celebrando o final do ano do Centenário do Clube. Estão confirmados Ivete Sangalo, Fafa de Belém, Zeca Pacodinho e outras atrações locais.

Detalhe: o show é gratuito, para sócios.

Abraços.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial