quarta-feira, 20 de maio de 2009

A cobertura do Soccer City de Johannesburg




Volta e meia me perguntam sobre coberturas de estádios. Querem saber principalmente sobre coberturas retráteis, custos, sistemas, etc. Meus posts anteriores abordaram as novidades nessa área nas grandes arenas de tênis, que passam por um grande momento. Tetos retráteis foram recentemente implementados em Wimbledon, na nova Caixa Mágica de Madri, e faz parte do projeto da nova arena principal de Roland Garros.


Mas é preciso ressaltar que existem outros sistemas de cobertura eficientes, e, dependendo do projeto, com um custo x benefício muito melhor. O exemplo acima é do projeto de remodelação do estádio Soccer City. De cara, deixo clara minha posição de que entendo ser mais importante, dentro da realidade brasileira, a cobertura para o público do que para o campo (ou quadra). É preciso ressaltar que no caso das quadras de tênis citadas, o teto retrátil assume maior importancia porque sem ela, no caso de chuva, não há jogo, e o torneio tem um período de tempo determinado para ser disputado. A interrupção dos jogos pode acarretar além de prejuízos financeiros imensos, prejuízos técnicos indesejáveis pela compactação de jogos etc. Isso realmente justifica o altíssimo investimento neste tipo de equipamento.
Já em estádios de futebol onde a chuva (exceto "dilúvios") não impede a prática esportiva, mais importante é proteger o público.
No exemplo do estádio Soccer City em Johannesburg, que deve ser entregue até junho de 2010, a solução foi semelhante aos estádios de Frankfurt e Olímpico de Roma.
Na foto inferior, o estádio antes da reforma, e na foto superior a concepção artística do projeto concluído.
A cobertura concebida, totalmente impermeável, é feita de teflon, e moldado em painéis de 400 a 500 m2 cada. No total serão usados 60 painéis para cobrir os 30.000 m2 necessários.
Para se ter idéia de custos, na média, os estádios da próxima Copa deverão ter um custo de US$350 milhões cada. O custo dessa cobertura deve sair por US$ 80 milhões. Agora imaginem se fosse retrátil...
A propósito do assunto cobertura, essa semana o prefeito de Londres, deu uma declaração dizendo que vai cobrar explicações da organização dos Jogos Olímpicos. Ele não conseguiu entender o porque do futuro estádio olímpico ainda em construção, ter 1/3 dos assentos descobertos. Ele disse:
"Eu gostaria de ouvir uma explicação convincente sobre o que acontecerá se chover forte na noite da cerimonia de abertura".
Ahhhhh...esses ingleses trapalhões...



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial