Incidente em Criciúma: Seria possível evitar ?
Tristes os acontecimentos em Criciúma. Selvageria explícita e o recrudescimento de uma forma inaceitável de comportamento em sociedade. Um momento oportuno para reflexões, e, dentro do nosso tema, perguntarmos: o que poderia ter sido feito para que esse episódio lamentável fosse evitado ?
Inicialmente, vamos recuar no tempo e lembrar de exemplos fora do país. A década de 80 gerou alguns dos maiores "cases" do gênero na Europa. Felizmente, algumas daquelas tragédias aceleraram medidas que revolucionaram a segurança e a administração dos riscos nas arenas esportivas, principalmente no Reino Unido, pivot de quase todos os acidentes graves a que me referi. Entre várias medidas importantes adotadas, a maioria após a tragédia de Hillsborough em 1989, as mais relevantes foram: mudanças radicais nos projetos de construção de novas arenas a partir da data do documento que regulou essas medidas, o Taylor Report, e a consequente adequação das arenas existentes até o ano de 1995, além da introdução da chamada "segurança invisível". Investigando as alternativas no caso de Criciúma, e considerando que a infra estrutura do estádio apesar de deficiente não teve participação preponderante, uma vez que não havia superlotação, fica clara a fragilidade da segurança em termos de tecnologia, e pior, projeta essa deficiência para a esmagadora maioria das arenas esportivas brasileiras. A tal "segurança invisível" que contribuiu para uma sensível redução de riscos nos estádios da Europa e Estados Unidos, nada mais é do que um sistema eficiente de cameras, e farta quantidade de informação conscientizando o torcedor que na prática de qualquer ato de violencia ou vandalismo, ele será fácilmente identificado, responsabilizado, processado, e eventualmente, preso. O popular "Sorria vc está sendo filmado". Parece pouco, mas uma revista na entrada com detetor de metais, e a certeza de que seriam facilmente identificados e presos, com certeza teria evitado essa tragédia.
Em breve retornarei ao tema Segurança, que é um dos ítens fundamentais na gestão operacional, não só de uma arena esportiva, mas de qualquer espaço de entretenimento.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial