quinta-feira, 28 de maio de 2009

E por falar em gestão...

Muito se tem discutido na seara da gestão esportiva, sobre ética. Assunto difícil e sempre espinhoso. Um dos aspectos éticos mais discutidos são o possível cruzamento de times que possuem parcerias, ou até mesmo seu controle, com os mesmos parceiros. Há alguns meses atrás perguntei a um executivo da Traffic qual seria a atitude da empresa, quando os clubes com os quais ela se relaciona em diversos graus, Desportivo Brasil, Ituano. e Palmeiras, se enfrentassem em alguma determinada competição. A resposta dele foi de que nessa hipótese, a Traffic desfaria suas parcerias com Ituano e Palmeiras, e permaneceria apenas no Desportivo Brasil.

Citei o caso da Traffic, porque suscita inúmeras discussões aqui no Brasil. Esse post não tem por objetivo opinar sobre isso. Citei, porque acabo de saber que o mesmo bilionário que comprou o Manchester City há poucos meses atrás, Sulaiman Al-Fahim, de Abu Dhabi, acaba de arrematar o Portsmouth, tambem da primeira divisão inglesa. O artifício encontrado foi que o clube de Manchester foi comprado pelo Abu Dhabi United Group for Development, do qual ele é membro do Conselho, enquanto o Portsmouth foi comprado por um novo investimento do bilionário, chamado Al Fahim Asia Associates. Ahhhhhh bom...então está explicado.

E o pior é que ninguem por lá até agora levantou a questão, protestou, ou se manifestou. Nem a imprensa, nem a Federação, nem os clubes concorrentes, nem ninguem. Parece que por lá o business no futebol é levado tão a sério que questões éticas são discutidas apenas por aqueles que não tem o que fazer.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial