sexta-feira, 4 de julho de 2008

A torneira e o ralo

Quando a vazão de água que sai da torneira é menor do que a vazão que escapa pelo ralo, qual a quantidade de água que fica acumulada na caixa ?

Calma, isso não é questão de física para pré-vestibular.
Pensei nessa situação depois que li sobre a bilheteria do jogo Fluminense x LDU na última quarta-feira. É o retrato cruel do nó financeiro que enforca os nossos clubes. Da renda de R$ 3.910.044,00 (recorde brasileiro), o clube, ficou com apenas R$ 2.094.973,89 !!! Praticamente a metade. Não tive acesso aos ítens de descontos mas de antemão digo que são custos altíssimos. Lembro que esse valor refere-se apenas a bilheteria, já que o clube não participa das receitas com publicidades diversas, camarotes, bebida e alimentação, estacionamento etc.
Nesse momento lembrei da torneira e do ralo e pensei. Mas afinal, de que adiantou o Fluminense colocar 78.000 pagantes no estádio ( total de 86.000 presentes incluindo os proprietários, cuja receita tambem não é obtida pelo clube ) ???
Se o Fluminense tivesse uma arena sob sua gestão com capacidade para 45.000 pessoas por exemplo, mas com exploração total de suas receitas, mesmo com quase metade do público do Maracanã o faturamento total obtido teria sido muito maior. Considerando que o Fluminense faturou mais de 9 milhões de reais com bilheteria nos jogos com mando de campo na Libertadores, e levou para seu cofre pouco mais de 5, aqueles 9 poderiam ter sido 20, sobrando 15 milhões em vez de 5.
Esse exemplo simples mostra a importancia que a gestão de uma arena moderna pode representar para o futuro economico de um clube no longo prazo. Infelizmente parece que alguns clubes ainda não se conscientizaram disso, inclusive o próprio Fluminense, já que nas últimas eleições do clube, os candidatos sequer incluíram a gestão de uma arena própria entre suas prioridades. Quem sabe depois de ver muita água escorrer pelo ralo eles mudem de idéia ?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial