sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mais mudanças a caminho

Em 16/09 último, publiquei um post chamado "Uma luz no fim do túnel". Tratava da reformulação do projeto da futura arena de Cuiabá para 2014, tornando-a redutível dos absurdos 45.000 lugares para sensatos 28.000.
Pois ontem, surge a notícia da provável reformulação do projeto de Natal dentro da mesma ótica, ou seja, reduzir a capacidade da futura arena de 45.000 para 30.000 lugares.
Incrível como passados quase 6 meses das escolhas, constatamos que os projetos não existem. Os que existiam, estão sendo alterados em vista dos absurdos de concepção, e os que não existiam, continuam não existindo. Nenhum edital foi publicado até agora, o que confirma essa impressão.
Menos mal que as alterações pretendidas para as duas cidades citadas sejam muito bem vindas.
O secretario de Turismo do RN, Fernando Fernandes, informa que nos EUA já existe uma tecnologia que permite a redução de capacidade.

Pois é, uma pena que o secretário não acompanhe esse blog. Na verdade a técnica conhecida como "steel framing" já existe há décadas. Há poucos anos algumas empresas desenvolveram produtos voltados para o segmento esportivo e desde então vários projetos já se utilizaram deles. O SPS (Sandwich Plate System) por exemplo, já foi utilizado em 2007 no hipódromo de Ascot, e várias das arenas usadas na EuroCopa de 2008,tanto na Suíça como na Áustria, tambem sofreram reduções.

Espero que o bom senso alcance outros projetos, especialmente na Amazônia e no planalto central...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial