quarta-feira, 31 de março de 2010

A fulanização do debate

Li outro dia uma declaração interessante. Alguem, confesso que não recordo o nome, dizendo que cumprir determinadas exigências da Fifa durante as obras dos estádios sul-africanos foi uma terrível experiência. E encerrava, aconselhando os brasileiros: "Não façam a Copa para a Fifa. Façam para o povo".

Está aí algo interessante. Para quem devemos fazer a Copa ?

Para a Fifa ?
Para o povo ?
Para as empresas que irão lucrar com os negócios gerados pela Copa ?

Eu acho divertido, perceber a obsessão de muita gente em responder essas perguntas. De um lado, aqueles que vêm a Fifa como senhora dona de nossos destinos, que não pode ser contrariada em seus desejos, e que se assim for, fará isso e aquilo, vetará sedes, acrescentará outras, e etc e tal. Outros, trazem para o debate a visão da "social-esportividade". A Copa é do povo, para o povo, para seu regozijo e alegria. E ainda outra corrente, defende que, acima de tudo, a Copa vai trazer divisas, e que em nome disso, tudo ou quase tudo se justifica.

Eu acredito que nessa vida, nem tudo é mentira, e nem tudo é verdade. Maniqueísmos em geral não contam com minha simpatia. A Fifa é a dona do produto, sem dúvida. Cabe a ela zelar pela sua boa organização, que seja segura, que seus parceiros comerciais sejam respeitados, que seja um evento de sucesso, e consequentemente, seja muito lucrativa. Justo. E só.

Do povo se espera que aproveite a Copa para desfrutar de um grande mega evento ao vivo, oportunidade única na vida para muitas pessoas de algumas gerações. Isso não significa que em nome dele, loucuras sejam cometidas, procedimentos duvidosos acobertados, e mazelas ignoradas.

Das empresas que investirem no evento da forma que for, que ofereçam bons produtos e serviços, que cobrem o justo, e que lucrem com isso. Sem favorecimentos, sem negociatas.

Pois eu acho que devemos é pensar na renovação da nossa infra estrutura de arenas esportivas. Construir estádios viáveis economicamente, que possam gerar ótimas receitas aos nossos clubes, e que proporcionem entretenimento confortável e seguro aos nossos torcedores.

Se a Fifa vai fazer beicinho, ou se as empresas vão lucrar muito mais ou um pouco menos, paciência.

Existe muita demagogia, e muita briga de torcida nessa discussão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial