segunda-feira, 15 de março de 2010

A ojeriza aos ganhos de escala

Lembram, caros leitores, daqueles tempos da nossa idade média econômica pós-ditadura, em que as empresas fabricantes de linha branca, que muito por conta da reserva de mercado, tinham uma escala de produção pequenininha e preços unitários estratosféricos ?
As pessoas se perguntavam, mas porque elas não aumentam a escala de produção, fazendo os preços unitários caírem, e logicamente vendendo mais ?
Claro que eram muitas as razões, mas uma delas, parece ser uma tendência do brasileiro a querer ganhar o máximo em cada unidade, e desprezar um ganho unitário menor, mas maior, em termos de escala.
Em tudo.
Vejam por exemplo, o jogo de ontem entre Santos x Palmeiras. Examinando o boletim financeiro da partida, vericamos que o Santos colocou na Vila Belmiro, um total de 11.452 pagantes, que deixaram na bilheteria uma renda bruta de R$ 543.945,00. Um ticket médio de R$ 47,50. A um primeiro olhar, uma ótima renda. Num olhar mais atento, nem tanto.
O Santos possui nesse momento o time que desperta o maior interesse no país. É o time que todos querem ver. E no entanto, o clube insiste em jogar num estádio com capacidade para 12.000 pessoas.
Infelizmente, as sucessivas diretorias do Santos sofrem daquela síndrome do "empresário linha branca" dos anos 80, que escrevi lá em cima.
Não seria mais interessante passar a mandar os jogos na capital, e colocar de 25 a 30 mil pessoas por jogo ? a um ticket médio de R$ 30, o clube arrecadaria o dobro. E se a arena fosse arrendada, ainda poderia lucrar com camarotes, comida, bebida, etc.
Esse time não tem vida longa, pois os principais destaques estarão longe de Santos em breve. Então porque não maximizar as receitas ? Porque não aproveitar a boa onda, que como todas as outras passarão ?

O Santos precisa pensar grande. Enquanto ficar enraizado na Vila Belmiro, jogando para meia dúzia de gatos pingados, o clube só irá encolher. Hoje, é possível cobrar R$ 200,00 por uma cadeira lateral. Mas, e quando as boas ondas sumirem ???

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