quinta-feira, 4 de março de 2010

Primeiro balanço

Como todos os meus leitores sabem, a Fifa não anda nada feliz com o cronograma de início das obras para a Copa 2014.
E, realmente, não é para estar mesmo. Eu não estaria.
Inicialmente a entidade deu um prazo ao CO (comitê organizador) de 01/03 para início das obras. Como nada aconteceu, pediu providencias à CBF, e fixou um novo prazo, agora 03/05.
Em função disso, por curiosidade, fiz um pequeno levantamento do andamento dos projetos das diversas sedes, e passo para vcs.

Os 3 estádios privados, como eu já prevejo desde maio de 2009, são um completo ponto de interrogação. Não existe previsão de nada. O Atlético-PR e o Inter em princípio (e de forma ajuizada), recusam os recursos do BNDES. Se por um lado mostram juízo em relação as finanças dos clubes, por outro, causam calafrios ao CO, já que não apresentam nenhuma alternativa consistente para obtenção dos recursos. Já a sede paulistana é uma incógnita total.

Em Brasília, o COL, garante que apesar de toda a tsunami política, inclusive anulação da segunda fase da licitação pelo TC, as obras começarão em abril.

O COL de Cuiabá anuncia o vencedor da licitação esse mês (o projeto original foi substituído), e garante o início das obras para abril.

Em Fortaleza, o resultado do edital será conhecido tb esse mês, com início das obras previsto para abril.

Em Manaus, apesar das inconsistências verificadas pelo MPF, as obras, segundo o COL, começarão em abril.

Já em Recife, apesar dos atrasos pelas modificações no projeto, as obras devem começar em abril ou maio.

Em Salvador, o consórcio vencedor já foi escolhido, e apesar de necessitar de algumas licenças ambientais, o Governo local garante que as obras começam em abril.

Em Natal, a previsão para o lançamento do edital é abril, com início das obras previsto para junho.

BH, prevê iniciar as obras mais pesadas em junho, mas o governo local ainda tenta uma PPP, o que acarretaria a necessidade de uma licitação, e portanto, mais atrasos.

E no Rio, as obras ligeiras começaram essa semana, mas o governo promete que a licitação para as obras pesadas sai em...abril.

Como podem perceber, o mês mágico para que tudo aconteça é abril. Só espero que não marquem para primeiro de abril...

Em maio faremos outro balanço.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial