terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os reis da bolha

Há pouco tempo atrás a revista Forbes decretou. A marca esportiva mais valiosa do mundo é do Manchester United, avaliada em U$ 1,7 bilhão. Pois bem, essa semana a empresa Prime Time Sports, da Espanha, divulgou dados sobre os maiores faturamentos de clubes europeus na temporada 2008/09. E vejam só, o número 1 foi o Real Madrid, com 407 milhões de euro, seguido do Barcelona com 366, Arsenal com 357, e o Manchester United com "apenas" 317. Outro dado interessante é que os grandes europeus na janela de contratações de 2009 gastaram 112 milhões de euro em contratações, uma redução de 66% em relação ao ano anterior.
Os donos do Manchester por exemplo, marca mais valorizada pela Forbes, teriam recebido há poucos dias uma oferta de compra de £ 1 bilhão, apesar da redução das receitas em 15% e do endividamento geral em torno de £ 600 milhões.
Que esses times perderam bastante fôlego é visível, pois os recursos para contratações diminuíram consideravelmente, e a necessidade de vender jogadores para fazer caixa e enxugar a folha de pagamentos é notória.
Tendo a acreditar que aos clubes que possuem grande endividamento, melhor que adotar medidas economicas clássicas de gestão financeira, é trabalhar alavancado e manter a pipa voando, por mais incoerente que isso possa parecer.
Mas quando essas bicicletas pararem de girar os efeitos serão devastadores. Vai ser uma tsunami.

Estou preparando um outro post aplicando essa minha idéia aos nossos grandes e falidos clubes tupiniquins.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial