quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cadê o "Governo" ?

Ontem parece ter sido um dia importante para o destino da Copa 2014. Além da criação de um comitê ambiental, cujo objetivo é o de desemperrar a burocracia estatal e acelerar as licenças ambientais necessárias para a construção dos estádios, o Ministro do Planejamento declarou que as cidades que não cumprirem as obrigações assumidas poderão ser substituídas, ou sumariamente eliminadas. Disse que a Copa poderá muito bem ser realizada com apenas 6 sedes.
Parece que o discurso de alguns dirigentes, principalmente de clubes proprietários de estádios confirmados como sedes, de que se não receberem recursos públicos as reformas não serão realizadas, não foi bem digerido. Pois é, ficou mesmo com cara de chantagem (aliás, uma chantagem anunciada...).
Se vcs me perguntarem se eu acho que a Copa terá apenas 6 sedes, eu respondo que é uma hipótese tão real quanto a Coréia do Norte sair campeã do mundo da África do Sul. Mas isso não é o importante.
O importante parece ter sido a mudança de atitude do governo federal em relação ao "projeto" Copa 2014. Aparentemente, perceberam que ver o barco fazendo água e vir a público se esquivar das responsabilidades pelos atrasos das obras, poderia ser um tiro no pé. Afinal, o governo federal é o avalista da candidatura junto à Fifa. Se a "maionese" desandar, é a credibilidade do governo que estará arranhada, e não a de eventuais novos governadores. A grande falha em todo esse processo tem sido justamente a indecisão do governo federal em assumir a coordenação, o gerenciamento do "projeto Copa". Cada estado faz o que quer, no cronograma que bem entende, elege as prioridades que lhes convém, enquanto as obras não decolam e os prazos diminuem.
Parece que a partir de ontem algo mudou. Tomara.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial