terça-feira, 30 de setembro de 2008

O supermercado do futebol inglês

Interessantes as consequências do modelo inglês de abertura de capital ao longo de alguns anos de implantado. Praticamente todos os clubes que tomaram essa decisão, tiveram seus respectivos controles de capital arrematados em Bolsa por milionários de várias procedências, e origem de capital idem. A primeira providencia dos milionários, claro, foi comprar as ações dos minoritários e fechar o capital. Assim, em pouco tempo, esses clubes deixaram de ser clubes, e tornaram-se meros ativos de alguns abastados.
Agora, estamos vendo o desenrolar de uma segunda fase. A fase em que os ricaços, ou já obtiveram o lucro desejado, ou se cansaram do brinquedo, e estáo repassando esses ativos para terceiros investidores.
O Manchester City foi repassado por um milionário tailandês (ex-mandatário e acusado de corrupção) para um Emir de Abu Dhabi.
O Liverpool, apesar da negativa dos donos, um milionário americano dono de várias franquias nos EUA e um investidor inglês, estão abertos a propostas e loucos para "passar adiante" o tradicional clube.
Agora, acabo de ler que o dono do Newcastle, outro tradicional clube das ilhas, recebeu uma proposta de compra, pasmem, de um grupo investidor da NIGÉRIA !!!
E a proposta parece ser séria, tanto que está sendo avaliada pelo clube, e os rumores falam em valores em torno de 350 milhões de libras.
Ou seja, virou uma festa. Tem clube (se é que ainda podemos chamar de clube) fazendo road-show pelo Oriente Médio atrás dos petrodólares dos sheiks. Quando a origem do dinheiro é petrodólar ainda vai, mas tem muita origem suspeita também.
Eu fico pensando nas torcidas desses clubes lendo nos jornais que seu clube do coração foi colocado numa prateleira de um supermercado qualquer.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial