segunda-feira, 27 de julho de 2009

Natação agora, só em ambiente indoor

O Campeonato Mundial de Natação que se realiza em Roma, será a ultima grande competição de natação em ambientes abertos. Daqui para a frente só em arenas indoor.
Depois de várias competições em sequência em ambientes fechados, a atual competição em meio ao quente verão europeu, realçou certas condições que desagradaram bastante os atletas.
O ambiente ao ar livre expõe os atletas a eventuais condições climaticas desfavoraveis, como chuva, frio, sol e calor demasiado, dificultando o controle sobre a temperatura da água. Alem disso, os nadadores do estilo costas já se habituaram a se orientar olhando para o teto da arena, o que não acontece a céu aberto.
Chamo a atenção para esta notícia porque, caso a cidade do Rio de Janeiro seja escolhida sede das Olimpiadas de 2016, será necessário erguer outro parque aquático, pois o Maria Lenk não servirá. Já nasceu obsoleto. Assim como o estadio Olímpico, que é um desastre como modelo de negócio, o Maria Lenk tambem é um equívoco como projeto.
A Prefeitura realmente deu um show de incompetencia na concepção dos projetos de arenas para o Pan.
Enquanto isso, os especialistas em planejamento e gestão de arenas esportivas estão desempregados. Triste.

terça-feira, 21 de julho de 2009

A importancia de um catering de qualidade

Uma das tarefas mais importantes dentre as funções de um gestor de arenas, é a de definir qual o parceiro (ou parceiros) ideal para a exploração das áreas de alimentação do equipamento.
Nas arenas mais modernas, essas áreas apresentam características distintas de público-alvo, e consequentemente de cardápios e investimentos.
Existem os pequenos quiosques com venda exclusiva de bebidas, bares pequenos ou médios que incluem a venda de snacks e fast food, restaurantes à la carte, e os serviços de buffet, tanto para camarotes quanto para eventos variados. Portanto, definir a estratégia de alimentação e o parceiro correto é fundamental nesse segmento, que é dos mais rentáveis para o proprietário da arena.
E ter um bom serviço de catering é tão importante, que se for o contrário os problemas podem ser enormes.
Um bom exemplo é o que aconteceu no início do mês em relação ao novo Yankee Stadium, em NY.
Um grupo de frequentadores inconformados com a má qualidade da comida servida nos bares do estádio, criaram um blog-crítica sobre o assunto que tem causado grande dor de cabeça aos gestores da arena.
O blog tem um slogan. "Poupe seu dinheiro e traga comida de casa".
Elege inclusive uma espécie de "Top Five" dos piores pratos do mês, avaliando os sanduíches (sempre muito mal, claro), indicando quais as franquias responsáveis pelos desastres, localização dentro do estádio, e sempre com textos contundentes do tipo "o molho deste sanduíche é péssimo, não seja tolo em comer isso" ou "esse é um verdadeiro desapontamento".
Se o cardápio ainda não melhorou, o responsável pela área de franquias, Joe Swanski, está sob fogo cerrado. Contatado por alguns dos integrantes do blog, alegou desconhecer os problemas e prometeu providencias junto a empresa vencedora da licitação a Legends Hospitality Management.
O blog termina com a seguinte recomendação após a lista dos "Top Five":
"Nós recomendamos que você fique longe, o mais longe que puder, dessas opções de menu na sua próxima ida ao novo Yankee Stadium".
Muita gente vai perder seus empregos.


Mais segurança para 2012

O comitê organizador da Olimpíada de Londres, divulgou nota informando que aumentou o fundo de contingenciamento do evento em £ 20 milhões, devido a necessidade de tornar as arenas dos jogos "mais seguras e resistentes a ataques".
Informaram ainda, que o orçamento geral do evento segue inalterado, em £ 9,2 bilhões.
Vários especialistas jurídicos, e experts em segurança, vinham acusando os organizadores de negligenciar alguns aspectos de segurança nos projetos de construção das arenas dos futuros jogos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O provável caldeirão


Acima, o estádio do Rosário Central, Gigante del Arroyito, que foi recém inspecionado pela Conmebol, e deverá ser o local do próximo Argentina x Brasil pelas eliminatórias da Copa 2010. Acreditem, é pior que a Bombonera.

Curso gestão de Arenas

Infelizmente por problemas administrativos da Unisuam, o curso que eu ministraria em 08/08 próximo naquela instituição, foi cancelado. Informarei sobre novidades em relação a outros cursos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Custos atualizados da Copa 2010

O representante da Fifa junto ao comitê organizador da Copa 2010, informou que os custos totais investidos para a organização da próxima Copa, já atingiram o valor de US$ 3,8 bilhões, o dobro do estimado em 2006.
O número foi confirmado pelo presidente do comitê organizador sul-africano, com a ressalva de que esses custos envolvem não apenas a construção e reforma das arenas, mas os serviços relacionados, segurança por exemplo, e com infra estrutura geral (estradas, metrô, aeroporto, troca de sinal analógico por digital, banda larga etc.).
Comparando, apenas com os custos dos projetos anunciados para a construção e reformas das arenas, o valor da Copa 2014 atinge cerca de US$ 2,3 bilhões. Fora o resto.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O "potrero" do Rei





As imagens acima, são fotos publicadas no diário Lance! do estado do "gramado" do Maracanã após o show de Roberto Carlos no último fim de semana. A Suderj, pelo jeito, leu na mesma cartilha da direção do River Plate, que resolveu alugar o Monumental de Nuñes para um show de rock em meio ao campeonato argentino, e às vésperas da partida entre Argentina e Colombia, pelas eliminatórias da Copa 2010.
Maradona soltou o verbo, chamou o gramado de "potrero", iniciou uma troca de ofensas públicas com a direção do River, e o resultado é que o próximo jogo da seleção alvi-celeste deverá ser disputado em Rosário (apesar da desculpa de que seria necessário um local que permitisse mais "pressão").
O responsável da empresa que cuida do gramado do Maracanã, informou que o gramado está em ótimas condições. Apenas a aparencia não é das melhores mas que o nivelamento está perfeito e que não existem buracos.
Pelas fotos acima, vcs acreditam nisso ?
Ano passado, fizeram a mesma coisa, mas o "responsável" foi Ivete Sangalo. Quem jogou lá depois daquele show reclamou bastante, e agora não será diferente.
Engraçadas são as declarações do técnico do Flamengo. Ele, sem criticar abertamente a Suderj, disse que poderiam ter tentado poupar um pouco mais o gramado.
Cuca, só existiria uma forma de poupar mais o gramado tendo em vista um evento daquele porte. Um tablado flutuante. Vcs já viram um ?
Nem eu.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O técnico e o político

A polêmica entre o prefeito de Londres e a presidente do Comitê das Olimpíadas de 2012, sobre o destino, ou legado, do novo estádio olímpico que está sendo construído na cidade, é bastante emblemático sobre como é difícil a convivência entre a visão técnica e a visão política, e uma lição para nós no Brasil.
A questão é a seguinte.
A cidade está construindo um estádio olímpico para as Olimpíadas de 2012. Dinheiro público, quase todo federal. Custará £ 500 milhões, com 80.000 lugares. Será erguido na região de East End, parte menos desenvolvida da capital.
O Comitê Olímpico de lá, preocupado com o destino do equipamento pós Olimpíada, planejou a redução para 25.000 lugares, e sacramentou uma parceria com clubes da região para o desenvolvimento do atletismo (comprometimento inclusive junto ao COI).
Semana passada, o prefeito da cidade, disparou que o estádio não será reduzido, que isso seria uma tolice, e que o futuro estádio será um dos 16 estádios ingleses da Copa de 2018 ( que ele, eu, vcs, e todo o mundo, sabemos que será na Inglaterra).
Perguntada sobre o assunto, e surpresa com a saia-justa, a presidente do Comitê, disse que:
1- Não existe orçamento previsto para arcar com o custo de manutenção da arena no período entre 2012 e 2018.
2- Não existe nenhum clube na cidade de Londres, que tenha se interessado em mandar seus jogos na arena, ou por já possuírem estádios próprios, ou não existirem projetos de reforma em vista.
3- Já existe na cidade uma arena de grande capacidade, pública e ociosa, que é Wembley, e que este sim seria o estádio mais indicado de Londres para a futura Copa.
Não é incrível ? Todo um corpo técnico já estudou o assunto durante meses e planejou o destino do equipamento dentro de uma visão de auto-sustentabilidade, mas é atropelado pelo político que tem uma "outra opinião", e não está nem aí se o estádio será mais um elefante branco construído com o dinheiro dos contribuintes.
Essa historinha não se parece com tantas outras já ouvidas aqui no Brasil ?
Será que esse exemplo nos ajudará em alguma coisa ?

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mais um na lista

Hoje foi anunciada a venda do tradicional clube inglês Southampton, conhecido como Saints, para um milionário suíço, Markus Liebherr, um dos 10 mais ricos da Europa.
É o 12º clube da Premier adquirido por um milionário ou grupo estrangeiro, muitos deles como Mike Ashley (post de 01/07), com resultados financeiros desastrosos.
Fico pensando nas razões objetivas desses figurões. Busca de mídia ? Vaidade ? Lavagem de dinheiro ? Acrescentar mais um hobby ao portfolio ? Difícil chegar a uma conclusão. Talvez um pouco de cada.
Isso acontece no momento em que a agencia internacional Financial Action Task Force, criada para fiscalizar ilícitos fiscais em 1989, emite relatório preocupante sobre os crimes do genero relacionados ao futebol, como lavagem de dinheiro em aquisições de clubes e transferencias de jogadores, crescimento alarmante das empresas de apostas (já patrocinam boa parte das camisas de grandes clubes europeus, e respondem por 35% das oportunidades de emprego relacionadas a esportes na Europa), apontando a ilha como o paraíso da vez para essas atividades.
Preocupa ainda, a naturalidade de muitas autoridades em relação a esses negócios, ou quando o novo mandatário do Real Madrid gasta somas absurdas na compra de alguns jogadores, mesmo com o clube fortemente endividado.
A hora é de reflexão.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Batalha da África

Em breve, uma guerra de grandes proporções irá abalar o continente africano. Na próxima assembléia geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais Africanos, essa semana na Nigéria, as candidaturas de Rio e Chicago a sede da Olimpíada de 2016, estarão disputando mais um round na dura disputa pelos votos do continente.
Para quem não sabe, foram os votos maciços do continente que elegeram Atlanta em 1996. Os americanos, que levarão uma representação de 4 pessoas, e um vídeo de Barack Obama embaixo do braço, sabem que o Brasil tb jogará pesado, inclusive com a possível presença do presidente Lula, que eles entendem como uma figura influente na região.
Os votos da África são vistos como o fiel da balança. Se alguma candidatura conseguir "fechar" com os africanos deverá ser a favorita para ser escolhida pelo COI em 2 de outubro em Copenhagen.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os grandes negócios do futebol inglês

Até o final de julho, o Newcastle deve mudar de mãos mais uma vez. Recordando. Há 2 anos, o investidor Mike Ashley adquiriu as ações do clube por £ 134 milhões. Com o pagamento de dívidas e contratação de jogadores, o investimento total acabou sendo de £ 244 milhões.

Desde que a crise se instalou, Ashley colocou o clube a venda por £ 300 milhões, mas depois de muita especulação sobre supostos interessados ( haveriam propostas de Oman, Africa do Sul, Nigéria, e Singapura ), nada foi concretizado.

Bem, essa semana, o profissional contratado para encontrar interessados na compra, anunciou que um ex-sócio e manager do clube, Freddy Shepherd, que havia vendido sua parte dentro do pacote de £ 134 milhões, deve comprar o clube por, acreditem, £ 60 milhões !!!

Que grande negócio fez Mike Ashley heim...

Detalhe. O Newcastle foi rebaixado da Premier League, e disputará a segundona de lá, em 2010.

Curso de Gestão de Arenas

A todos que acompanham esse blog, tenho o prazer de informar que no próximo dia 08/08 (sábado), estarei ministrando o II Curso de "Introdução ao Planejamento e Gestão de Arenas Esportivas", nas instalações da Unisuam, no Rio de Janeiro, no qual o assunto Copa 2014 será bastante discutido.O curso terá carga horária de 8 horas. Maiores informações no site http://www.unisuam.edu.br/ , pelo mail http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/compose?to=esportes@unisuam.edu.br, ou pelo telefone 21-3882 9953.



O Curso será composto dos seguintes módulos:


Módulo 1: Conceituação e História da Evolução das Arenas Esportivas

Módulo 2: Principais aspectos do planejamento

Módulo 3: Atividades de Gestão ( Áreas de receita )

Módulo 4: Atividades de Gestão ( Áreas de custo )

Módulo 5: Perspectivas de construção de arenas para a Copa 2014

Módulo 6: Exemplos de equipamentos e soluções técnicas

Módulo 7: Oportunidades de negócios no Brasil

Essa é uma boa oportunidade para os que se interessam pelo assunto "Arenas" e renovação da infra estrutura esportiva no Brasil, adquirirem mais conhecimentos e informações atualizadas sobre o mesmo.